CURSO: ADMINISTRAÇÃO

Apresentação
Projetar o futuro é o grande desafio do Administrador, pois este protagoniza as ações de diversas corporações – sejam públicas, privadas com ou sem
fins lucrativos. Nota-se que estas organizações necessitam de profissionais que reúnam conhecimento dos sistemas e dos negócios com capacidade de
conceituação dos processos e dos fatos e com habilidades heurísticas (competência lógica com intuição criadora). Seguindo este caminho é que se
configura o projeto político pedagógico para o curso de Administração, certificado pela Faculdade do Maranhão - FACAM.

Informações Gerais
Graduação em Administração
Titulação: Bacharel
Modalidade: Educação a Distância
Duração do Curso:  4 anos – (8 períodos)
Período: Matutino/Vespertino (quinzenal)
Valor: R$ 230,00 (desconto de adimplência)

Missão
Disseminar conhecimentos de gestão visando a excelência organizacional numa concepção sócio-humanista e de responsabilidade social, através da
utilização de mecanismos tecnológicos.

Objetivo
Formar administradores gestores, enquanto agentes de transformação com habilidade e competência profissional, científica, humanística, consciência
crítica e reflexiva para atuarem nos diferentes contextos organizacionais e sociais, com ética e responsabilidade social e ambiental no panorama nacional.

Campos de Atuação
Organizações públicas e privadas e empresas de consultoria.

Perfil do Profissional
O egresso do curso de Administração terá uma formação que lhe permitirá atuar nas diversas áreas da organização, nos níveis corporativos, de negócios
e funcionais. O perfil do profissional de Administração deve satisfazer às necessidades da economia, seja local, seja regional, seja nacional ou internacional,
pautando-se em uma visão estratégica capaz de formatar uma organização de conhecimentos que possa atuar de forma efetiva e de equilibrar os ambientes
dos negócios, ecológico ou natural, sem deixar de agregar valores à empresa, ao produto, ao cliente e à comunidade. Assim se exige desse novo
profissional capacidade de diagnóstico, de solução de problemas, de intervenção no processo de trabalho,de trabalhar em equipe, auto-organizar-se e
enfrentar situações de constantes mudanças, sem se desviar da ética profissional e do compromisso com a sociedade. Trata-se da qualificação real do
administrador, entendida como a somatória de competências e habilidades e diferente tipos de conhecimento.

 

CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA

 

Apresentação

No atual cenário de rápidas mudanças e diversificação de tendências de mercado, é imperativa a necessidade de estudo e qualificação permanente.
A Informática e a Tecnologia da Informação são componentes indispensáveis nas organizações, na medida que as soluções tecnológicas automatizam
processos e são fonte de vantagens competitivas através da análise de cenários, apoio ao processo decisório e definição e implementação de novas
estratégias organizacionais. Assim, cresce a preocupação com a coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação, justamente
porque a disponibilidade da informação certa, no momento certo, para o tomador de decisão certo, é requisito fundamental para a melhoria contínua
da qualidade e competitividade organizacionais, o que implica em considerar a crescente relevância dos sistemas de informação baseados em computador.

Vislumbrando esse cenário, o Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresenta-se como excelente alternativa de formação
profissional, indo ao encontro de um mercado de trabalho em franca expansão e carente de profissionais com sólida formação técnica e acadêmica,
tanto na iniciativa privada – nos setores industriais, comerciais e de prestação de serviços – quanto nos órgãos públicos.

Informações Gerais

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Titulação: Curso Superior de Tecnologia
Modalidade: Educação a Distância
Valor: R$ 220,00 (desconto de adimplência)

Objetivos

Formar profissionais da área de Computação e Informática para atuação no desenvolvimento de sistemas de informação aplicados nas organizações,
por meio de uma formação técnica, gerencial, ética e empreendedora.

Perfil do Profissional

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deverá ser capaz de analisar, projetar, implementar, validar, avaliar e manter sistemas de
informações para as organizações, com qualidade e em conformidade com as recomendações de usabilidade e segurança. O profissional estará apto,
também, a iniciar seu próprio negócio de desenvolvimento e consultoria em sistemas de informação, bem como continuar os estudos em cursos
de pós-graduação.

 

CURSO: CIENCIAS CONTÁBEIS

Apresentação
O projeto pedagógico do Curso de Ciências Contábeis na modalidade a distância implica numa compreensão de currículo que está envolvido,
numa luta em torno de significados expressos em suas peculiaridades, seu currículo pleno e sua operacionalização.

Informações Gerais
Curso: Ciências Contábeis
Titulação: Bacharelado
Duração do curso: 4 anos (8 semestres)
Valor: R$ 230,00 (desconto de adimplência)

 

Missão
Contribuir para a formação do profissional da área contábil com ética e em permanente preparação, visando uma autonomia profissional e
intelectual que os tornem aptos a superar os desafios do mercado e das demandas da sociedade contemporânea.

Objetivos

  • Qualificar contadores competentes, com visão estratégica, líderes, co-gestores e pesquisadores, que possam contribuir efetivamente para
    sociedade na qual exercem suas atividades e para a profissão da qual fazem parte.
  • Preparar o futuro contador para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições
    de exercício profissional;
  • Preparar um profissional adaptável a situações novas e emergentes;

Campos de Atuação
Empresas públicas e privadas: organizações industriais, comerciais, financeiras de serviços e de consultoria.

Perfil do Profissional
O perfil do profissional a ser formado deverá estar capacitado para atuar nos diferentes modelos de organização, assegurando o pleno domínio das
responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, domínio atuarial e de quantificações de informações financeiras,
patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas. Para tanto, o profissional contábil deverá ter as seguintes habilidades
e competências:

  • Utilizar adequadamente a terminologia das Ciências Contábeis;
  • Demonstrar uma visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
  • Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os
    modelos organizacionais;
  • Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
  • Desenvolver a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e
    disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
  • Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações
    organizacionais com a tecnologia da informação;

 

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

Apresentação
O Curso de Serviço Social, na modalidade EAD, é uma forma de contribuição para a elevação da qualidade do ensino no cenário brasileiro. O mundo
contemporâneo exige desses profissionais a capacidade de tomar decisões adequadas frente às diferentes realidades culturais, tecnológicas, sociológicas,
políticas, econômicas que se fazem presentes no universo do trabalho social. A superação de problemas e dificuldades, a apresentando de soluções
competentes, acessíveis, criativas e objetivas tornam-se cada vez mais exigidas pelo profissional do Serviço Social.

Informações Gerais
Curso: Serviço Social
Titulação: Bacharelado
Duração do Curso:  4 anos – (8 semestres)
Valor: R$ 210,00 (desconto de adimplência)

Missão
Contribuir para a defesa e garantia dos direitos sociais, visando a construir uma sociedade mais justa e igualitária para a emancipação dos cidadãos, por
meio do acesso universal às políticas públicas.

Objetivo
O Curso de Serviço Social tem como objetivo proporcionar uma formação humanística e uma visão global da vida social,capacitar os futuros profissionais
a intervir e tomar decisões para melhorar a qualidade de vida da sociedade e a garantia de direitos cidadãos;desenvolver a internalização de valores de
responsabilidade social, justiça e ética profissional.

Campos de Atuação

Áreas de atuação no primeiro setor
São estes os campos de atuação do assistente social no setor público em âmbito nacional, estadual e municipal: saúde, assistência social, previdência,
educação, habitação etc. Nas organizações públicas, o assistente social pode atuar ainda nas áreas da criança e adolescente, idoso, portadores
de deficiência etc.

Áreas de atuação no segundo setor
Nas organizações privadas, o assistente social pode atuar na área de recursos humanos, uma área que se expande, no gerenciamento, planejamento
estratégico, relações interpessoais, qualidade de vida do trabalhador, treinamentos organizacionais, elaboração ou implementação de projetos,
programas de prevenção de riscos sociais etc.

Áreas de atuação no terceiro setor
No terceiro setor, nas organizações não-governamentais (ONGs), o assistente social atua diretamente com a sociedade civil organizada e movimentos
populares nas áreas de administração e planejamento de projetos sociais, defesa de direitos humanos, convênios de cooperação técnico-financeira,
captação de recursos etc.

Perfil do Profissional
O assistente social é o profissional habilitado a dirigir entidades sociais, administrar unidades prestadoras de serviços sociais, obras sociais e setores de
Serviço Social em estabelecimento público ou privado, além de poder integrar equipes interdisciplinares voltadas à atuação social. Para isso pode
desenvolver as seguintes ações:

  • de coordenação, elaboração, execução, supervisão e avaliação de estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;
  • planejamento, organização e administração de programas e projetos em unidade de Serviço Social;
  • assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;
  • realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;
  • docência no magistério de Serviço Social, na graduação e pós-graduação, das disciplinas e exercício das funções que exijam conhecimentos próprios
    e adquiridos em curso de formação regular;
  • treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social;
  • direção e coordenação de unidades de Ensino e Cursos de Serviço Social, de graduação e pós-graduação;

 

CURSO: PEDAGOGIA


Apresentação
Fiel à sua origem, vocação e missão de “contribuir para a melhoria da qualidade de vida, através de ações educativas que valorizem as dimensões técnica
e humana na formação do indivíduo”, a FACULDADE DO MARANHÃO– FACAM – MA sente a necessidade de preparar docentes para atuar na
educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental formando profissionais competentes para atender as exigências do mercado, bem como instigar
o compromisso com o aperfeiçoamento constante e com a Ética.
Ao viabilizar no seu Plano de Desenvolvimento Institucional a criação do Instituto Superior de Educação, inicia em 2005 a primeira turma do curso de
Pedagogia, buscando um fazer pedagógico moderno e facilitador das atividades escolares, para atuar na rede pública Municipal e Estadual, bem como
na rede particular.
O CURSO PEDAGOGIA DA FACAM – MA
A área pedagógica estruturou-se no Brasil em 1939, tendo em sua primeira regulamentação uma estrutura dicotomizada no que se refere à formação do
professor: professor versus especialista; licenciatura versus bacharelado; professor versus técnico em educação.
O bacharel em Pedagogia, formado após três anos de estudos, era reconhecido como técnico em educação, enquanto o licenciado dirigia-se para o
magistério nas antigas Escolas Normais.
Desta forma, a estrutura curricular do curso revelava certa indefinição em relação à especificidade dos estudos pedagógicos e à identidade do profissional
a ser formado. A confusão generalizada originou sérios debates e discussões acerca do perfil deste profissional.
Somente na década de 60 é que se intensifica a adequação do sistema educacional e da formação pedagógica ao modelo de desenvolvimento econômico
implementado pelo regime militar. A Reforma Universitária empreendida neste contexto histórico, implantada pela lei 5540/68, institui uma radical alteração
na organização dos cursos para formação dos bacharéis, acrescidos de formação pedagógica.
De fato, a lei previa que a Faculdade de Educação seria responsável pela formação pedagógica e pelo curso de Pedagogia. Neste caso, estabelece-se que
a formação de professores para o ensino médio e a preparação de especialistas para o trabalho de planejamento, supervisão, administração e orientação
para as escolas e os sistemas escolares seria efetuado em nível superior. Em conseqüência, foi formulado o currículo mínimo para o curso de Pedagogia
com a previsão do sistema de habilitações. O novo rumo acentuou a fragmentação do profissional formado, gerando maior cisão, no interior das escolas,
entre técnicos educacionais x professores.
Sem dúvida, as deliberações tiveram repercussão nas escolas e nos sistemas de ensino público e privado. Nas décadas subseqüentes, ampliaram-se os
debates sobre a identidade do pedagogo e inúmeros trabalhos acadêmicos privilegiaram a formação do professor, questionando o currículo mínimo e o
sistema de habilitações.
Integra a FACAM – MA o Instituto Superior de Educação (art. 32 do Regimento), o que permite a Instituição oferecer, inicialmente, o curso Pedagogia
em três anos, com carga horária de 3.280 horas, formando o licenciado para:
A Licenciatura na Educação Infantil ou Séries Iniciais do Ensino fundamental:
O diferencial para o curso na Região está em inserir na estrutura curricular disciplinas sobre educação especial, capacitando o profissional para atuar com
alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.

Pretende o curso, enfatizando a fundamentação e a prática, articular a produção do conhecimento, via pesquisa. Tem por objetivo, assim, desenvolver
investigações no ângulo educacional, com ênfase na Educação Infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental a partir da consolidação de linhas de
pesquisas estruturadas em grupos de estudos, bem como atividades de extensão.
Num entrelaçamento com as atividades de ensino e pesquisa, a extensão tem destaque, buscando integrar a produção acadêmica e a comunidade,
estabelecendo diálogo rico entre as partes e intercâmbios de saberes e práticas com realização de oficinas, seminários e cursos abertos ao público em geral.


Missão/ Finalidade:

Sua missão principal é a busca da sólida formação acadêmica, oferecendo o referencial teórico necessário para o entendimento das dimensões técnicas,
política e humana na educação, além da formação atitudinal, oferecendo oportunidades ao aluno de vivenciar situações reais ou simuladas.


Objetivos:
  • Conhecer e adequar os conteúdos da língua portuguesa, da matemática e outras linguagens e códigos do mundo físico e natural e da realidade social
    e política, de modo a assegurar sua aprendizagem pelos alunos a partir dos 6 anos de idade;
  • Promover a formação geral para o magistério, a compreeensão das especificidades dos diferentes momentos de aprendizagem e das características
    próprias dos alunos das diversas etapas da educação básica;
  • Preparar profissionais habilitados para enfrentar o contexto educacional;
  • Despertar a consciência da necessidade da aprendizagem permanente;
  • Garantir sólida formação nos domínios das teorias da educação;
  • Possibilitar o domínio do instrumental pedagógico na linha do saber-fazer;
  • Oportunizar a compreensão da realidade política, social, econômica e educacional brasileira;
  • Desenvolver competências/habilidades para a pesquisa e produção e divulgação de conhecimentos;
  • Possibilitar o confronto de conhecimentos teóricos com as situações vivenciadas no contexto social e escolar;
  • Trabalhar a diversidade humana como fator de crescimento de todos no processo educativo.

Perfil Profissional :

  • Espera-se formar o educador tecnicamente preparado e politicamente orientado para valorizar a educação como um direito e bem social fundamental
    para as sociedades contemporâneas e para atuar dentro da mesma visão no processo de trabalho;
  • Deve ser um profissional comprometido com um futuro melhor através da educação capaz de analisar o contexto onde vive e atuar no sentido de criar
    as condições de desenvolvimento social e político da sociedade brasileira.

 

CURSO: LETRAS/LINGUA ESPANHOLA

Apresentação
O Curso de Letras Português-Espanhol e Respectivas Literaturas na modalidade EAD promove a formação de professores aptos e capacitados para suas
atividades profissionais no cenário da educação brasileira.
O perfil do profissional de Letras Português-Espanhol formado pela Fundação Universidade do Tocantins objetiva contribuir com a escola na diminuição da
distância entre a ciência e as culturas dos ambientes societários discentes, visando a formação de sujeitos críticos e atuantes, na reconstrução da realidade.
Informações Gerais
Graduação em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas
Titulação: Licenciado
Duração do Curso:  3,5 anos – (7 semestres)
Valor: R$ 189,00 (desconto de adimplência)

Missão
O Curso de Letras Português-Espanhol e Respectivas Literaturas em EAD visa contribuir para a inserção do estudante nos diferentes domínios e instâncias
presentes no cotidiano do contexto escolar do aprendizado e manejo da língua pátria e da língua hispânica, e também naqueles nos quais a Educação se faz
presente: as políticas educativas, os espaços escolares e não-escolares, a educação fundamental e média e seu continum e a pesquisa.
Objetivo
O curso de graduação em Letras com Habilitação em Português-Espanhol e respectivas literaturas objetiva formar o licenciado, como profissional da docência,
com embasamento crítico e ético, aplicando seu conhecimento teórico-metodológico referente à estruturação, manejo e manifestações culturais das línguas
portuguesa e espanhola, suas respectivas literaturas, capacitando-o para uma intervenção pedagógica nos diferentes espaços do ecossistema educativo.
Campos de Atuação
O profissional de Letras atuará em estabelecimentos de ensino público ou privado e em empresas; em setores de ensino, de pesquisa; na difusão artística e
cultural na área. O profissional de Letras poderá atuar na área de docência, tanto particular quanto pública; na revisão de textos diversos nas línguas portuguesa
e espanhola; na assessoria e consultoria de empresas; na tradução do português-espanhol e espanhol-português; na organização de sistemas, unidades, projetos
e experiências educacionais escolares e não-escolares, que envolvam o aprimoramento das línguas em questão; na produção e difusão do conhecimento
científico e tecnológico do campo educacional, registrando artigos, elaborando livros, dando pareceres, entrevistas e aulas; nas áreas emergentes do campo
educacional, as quais necessitam da língua culta como conquista social; no desenvolvimento de conhecimentos sistematizados voltados para o crescimento
sustentável da educação em geral e principalmente em Letras, cuja atuação pode ampliar-se para outras áreas que necessitem de profissional capaz de
reconhecer uma texto bem elaborado - pode ser na correção gramatical e textual -, sugerir propostas de construção de orações, parágrafos e textos - pode
ser na assessoria e/ou consultoria de diversos setores, departamentos de empresa privadas e públicas.
Perfil do Profissional
O perfil do discente a ser graduado em Letras (Português-Espanhol e respectivas literaturas) deverá possuir uma consistente formação teórica, diversidade de
conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso.

 

CURSO: MATEMÁTICA

Apresentação
O curso de Matemática, é uma forma de contribuir para a elevação da qualidade do ensino e de seus profissionais no cenário brasileiro.
O mundo contemporâneo
exige desses profissionais a capacidade de tomar decisões adequadas frente às diferentes realidades culturais, tecnológicas, sociológicas, políticas,
econômicas que
se fazem presentes no universo educacional-escolar. A superação de problemas e dificuldades, a apresentação de soluções competentes, acessíveis,
criativas e objetivas tornam-se cada vez mais exigidas por todos aqueles profissionais que trafegam cotidianamente no universo educacional.
Informações Gerais
Curso: Matemática
Titulação: Licenciatura
Modalidade: Educação a Distância
Missão
A Fundação Universidade do Tocantins tem por missão produzir, aplicar e difundir o conhecimento articulado pela pesquisa, ensino e extensão nos múltiplos
campos do saber. Está voltada para o desenvolvimento social, científico, tecnológico e cultural do Brasil e do Estado do Tocantins, focalizando seus esforços
para a formação de cidadãos profissionais, capazes de atuar com criticidade e comprometimento na sociedade contemporânea em plena transformação,
qualificando-os para o mundo do trabalho.
Contribuir para a formação do profissional da área contábil com ética e em permanente preparação, visando uma autonomia profissional e intelectual que os
tornem aptos a superar os desafios do mercado e das demandas da sociedade contemporânea.
Objetivo
O curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo formar um professor de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio,
que seja um profissional da área da educação.
Perfil do Profissional
O egresso do Curso de Matemática deve ser um profissional portador de sólidos conhecimentos científicos com formação didático-pedagógica permanente,
que tenha capacidade de organizar, acompanhar e intervir no processo de ensino-aprendizagem, atuando como agente de mudança educacional e social
assumindo uma postura coerente e ética no desenvolvimento de sua profissão.

 

CURSO: FUNDAMENTOS JURÍDICOS

Apresentação
O mundo contemporâneo exige dos profissionais que atuam na esfera do judiciário a capacidade de tomar decisões adequadas frente a diferentes realidades
culturais, de atuar coletivamente e de superar problemas e dificuldades apresentando soluções competentes e criativas. O curso de Fundamentos Jurídicos visa
a atender uma grande parcela de cidadãos que labutam profissionalmente junto aos órgãos representantes da Justiça e demandam um processo de formação
específica para contribuir com a elevação da qualidade dos serviços, além do preparo rápido e emergencial de profissionais nas várias atividades ligadas à
produção de bens e serviços (SOUZA, 1997).
Informações Gerais
Curso: Fundamentos Jurídicos
Titulação: Tecnólogo
Duração do curso: Dois anos e meio (cinco períodos)
Carga horária: 1800 horas

Objetivo
Contribuir para a formação dos serventuários da Justiça, dos titulares e auxiliares das serventias extrajudiciais, dos auxiliares e de apoio de escritórios de
advocacia, bem como os demais profissionais no aprofundamento dos saberes jurídicos buscando a contribuir com a elevação da qualidade dos serviços
judiciários nas sociedades nacional e regional, e, para a sociedade em geral em busca de conhecimento jurídicos.
Campo de Atuação
Atuação em todos os ramos de atividade profissional do setor público: auxiliares de serventias judiciárias e extrajudiciárias (cartórios de registro civil de
pessoas naturais, de pessoas jurídicas, de registro de imóveis, tabelionatos de notas, de protesto, etc), quanto do setor privado: em área administrativa,
recurso humano, comércio, imobiliária, etc, onde o conhecimento elementar de fundamentos jurídicos é necessário.
Perfil do Profissional
Formar profissionais competentes em que o conhecimento elementar de fundamentos jurídicos contribuirá para o exercício das mais variadas profissões,
dotados de postura crítica, preparados para participar de equipes interdisciplinares de entidades destinadas a planejar, coordenar, implementar, executar,
avaliar políticas, programas e projetos públicos e/ou privados.

contador